domingo, 11 de setembro de 2011

15ª Bienal do Livro



Rolou entre os dias 01 a 11 de Setembro, a 15ª edição da Bienal do Livro,realizado no Riocentro,na Barra da tijuca-RJ.Considerado o maior evento editorial do Brasil,contou com mais de 950 expositores nos 3 pavilhões espalhados pela área de 55 mil metros quadrados,e mais de mil lançamentos,entre revistas e livros de váriados assuntos.
Eu que não sou bobo fui conferir de perto o evento,mas devido a minha humilde renda salarial,pude apenas aproveitar o evento no dia 10,sábado,e comprar 3 dos vários livros que estão na minha listinha básica de compra.Cheguei lá pelo 12:00( o evento começava as 10 hrs,e visitei apenas 4 stands em todo o percurso,pois ainda teria que ter tempo para almoçar,e fuçar os livros que procurava.Fui nos stands da Comix e Devir,Saraiva,Bertrand Brasil e Tinta Negra.Dei também uma passada no stand da loja Submarino,onde Martha Medeiros(autora 18 livros,a maioria de crônicas),estava dando uma entrevista e o ar de sua graça e beleza porto alegrense,divulgando seu novo livro,Feliz Por Nada.Sou suspeito prá falar da moça,pois sou fã assumido das crônicas deliciosamente cotidianas dela.Só fiquei triste,por que eu perdi o horário do debate que ela ia dar junto com Cissa Guimarães,sobre o tema "autor e personagem".
Abaixo estão os livros que comprei e recomendo!!

.Borralheiro-Fabrício Carpinejar (Bertrand Brasil)-Cronista de mão cheia,o autor nos faz viajar em textos sobre o perfil do novo homem do lar,que não tem vergonha de sua sensibilidade,que cuida dos filhos e é romântico,e se orgulhando de sua própria carência.Muito show!!!


.De Música Ligeira-Aixa de La Cruz (Tinta Negra)-Romance espanhol pós moderno,com pitadas de cultura pop espanhola,sobre o relacionamento de um quarentão pianista e uma roqueira de vinte e poucos anos.Texto inquieto e direto,entrecortado numa trilha sonora que vai de Johnny cash,Beastie Boys,Patti smith,passando por Nirvana.


.Mundo Fantasma-Daniel Clowes (Gal editora)-Conhecido no meio dos Quadrinhos Undergrounds,o autor nos transporta para o mundo de Enid e Rebecca,duas adolescentes anti-sociais que vivem de caçoar de pessoas de perfis diferentes do delas.O título ganhou várias premiações,sendo reconhecido como um dos 10 melhores álbuns de quadrinhos de todos os tempos.Também teve a chance de virar filme nas mãos do cineasta Terry Zwigoff,com roteiro do próprio Clowes,em 2001.Recomendo as duas versões!!!

Um comentário:

Preta Arsenio disse...

Acho que adoraria o De Música Ligeira. Curti muito o enredo. E o Borralheiro do Carpinejar tb. Sigo ele no Twitter e adoro as tiradas. Fui a bienal na quinta tb e ele estava lá no mulher e ponto, mas perdi o horário tb. No sábado cheguei na hora que o portão abriu e sai por volta das duas e já tinha andado tudo. Menos o laranja que já tinha visto na quinta. Pena agente não ter se encontrado.
Abraços!

(RE) CONSTRUÇÃO

Reconstruo meu mundo  Com novos rostos e nomes. Reformulo cenas Passadas e vividas Do que um dia vivi. Revezo...