quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Descanse Em Paz!


Bom dia a todos,acabei de acordar e saber que Redson,vocalista/guitarrista do Cólera,banda seminal do punk rock dos 80,faleceu de parada cardíaca.
Não era fã da banda e nem assisti a show deles,mas não só Redson,como o próprio Cólera deixarão um legado enorme para o movimento musical desse país,registrado em seus shows,música e ideais.
Leonardo Panço,vocalista/guitarrista do jason e produtor musical,disse ter lamentado muito a perda.Ele disse:"Ele diz: ” Fim de uma era da música brasileira, das minhas influências musicais, de atitude, de underground, da porra toda. Com a morte do Redson e o fim do Cólera, fica tudo pra trás. Fui pra Europa por causa desse cara, ele começou tudo pra todo mundo no Brasil. Cada banda d punk/hc que foi pra europa, foi porque esse cara passou meses escrevendo cartas, mandando fax, esperando, marcando. Redson foi a maior influência em tudo que eu fiz até hoje na música”.
Em 1979, Redson e seu irmão, Pierre, montaram o Cólera. Dois anos depois, Val Pinheiro assumiu o baixo e Redson foi para a guitarra e voz. Nesta época, a banda adotou uma postura pacifista, antimilitarista e ecológica. Foram 32 anos de história e alguns álbuns seminais do punk nacional, como Tente Mudar o Amanhã (1984), Pela Paz em Todo Mundo (1986), Caos Mental Geral (1998) e Deixe a Terra em Paz (2004).
Redson iria participar do show dos conterrâneos (e contemporâneos) Inocentes aqui em Brasília no Festival Mundano, dia 15 de outubro, no Arena Futebol Clube.
O Cólera durou 32 anos sendo a banda punk com maior longevidade.
Redson parte pro outro lado da vida,deixando uma grande mostra do que era e é ser independente,em um mercado inexistente.Gravou discos com sua banda,montando sua própria gravadora,com recursos escassos,tocou fora do país,em squats na Europa e se manteve firme dos anos 80 até os dias de hoje.Bom exemplo a se seguir,para esas bandinhas de merda,que usam roupinha colorida e óculos,de modo comercial e forçado.Estes poderiam ter uma aula com o o Redson, do que era fazer música numa época em que nem se existia a mínima possibilidade de se divulgar/produzir/gravar uma banda,por amor á causa e artísticamente,sem o avanço tecnológico que se tem hoje em dia,de internet,blog,etc..Era tudo feito via mala direta,fax e o escambau,mas de modo artesanal,nas coxas.
Descanse em paz Redson!!!!

Nenhum comentário:

(RE) CONSTRUÇÃO

Reconstruo meu mundo  Com novos rostos e nomes. Reformulo cenas Passadas e vividas Do que um dia vivi. Revezo...