segunda-feira, 17 de maio de 2010

Infância e Cultura Pop.





Hoje resolvi falar sobre uma coisa que muito curto e sou apreciador:cultura pop.
Muitos leitores deste humilde blog(ou os poucos que leêm ele,sei lá...),vão perguntar:"o que é isso?É de comer?É de beber?",pois pouco se fala sobre este universo.
Caros amigos,cultura pop nada mais é do que uma cultura em que se referencia ícones populares,dentro de determinadas areas,tais como quadrinhos,música(na maioria das vezes o bom e velho rock),seriados e personagens deste,alem de filmes em si ,entre outros.
Minha incursão neste mundo se deu na infância,graças a meu pai,que enchia eu e meu irmão de gibis da Marvel e Dc comics(na época no Bom e velho formatinho),e também com trilhas sonoras caseiras,que iam de Zé Ramalho a Beatles nos fins de semana.
Me lembro de várias situações,em que era apresentado a esse universo popularesco.A primeira delas foi eu com meus 7 anos de idade,brincando na sala com meu irmão num dia de sábado,e meu pai chegando do mercado na hora do almoço.Após arrumar as compras na cozinha,veio até a sala onde estava eu e meu irmão,e nós deu 2 edições do gibi do homem Aranha,uma pra mim e outra pro meu irmão.Foi o primeiro gibi que eu ganhei e li.Porra,quer personagem mais pop do que Homem aranha?Um personagem em que seu alter ego Peter Parker,era um simples estudande de segundo grau,nerd,ignorado pelas meninas e sempre sofrendo nas mãos dos fortões do colégio, o que chamam hoje de Bulling?
Outra cena de inícialização do universo pop:final de semana e sempre rolava algum vinil na vitrola.Lembro de alguns discos que rolavam no "playlist" do meu pai:"Help" dos Beatles(ficava alucinado,pulando no sofá e me sentindo o próprio Paul McCartney,ao ouvir ele tocando e cantando a faixa "Im Down" do disco);"Avohai" do Zé Ramalho(aquele disco com o Zé do Caixão na capa.Aliás,outro ícone pop também!),e também uns discos coletânea variados.Várias coletãneas.Uma delas chamada "As 14 mais",em que figuravam Secos e Molhados,Lee jackson,Lady Zú,Dudu frança,A cor do som e outros.Tinha Também uma coletânea do Elvis,em que ouvi pela primeira vez "Blues Suede shoes","Heartbreak Hotel" "Hound Dog"e outras pérolas do Rei.
Passados alguns anos,e meu irmão se enveredou pelos quadrinhos,se tornando desenhista,e eu um simples entrevistador/colaborador de fanzines,onde escrevia sobre o cenário do rock independente.Além claro,de atualmente,ser um simples escritor de blog,com seus textos fúteis e trashes.
O que vai ficar de tudo isso serão as boas lembranças de uma infância regada á essa cultura pop que tanto gosto e vivo,além de uma foto do meu pai,mostrada por um primo meu,em que o velho está bem estiloso,tipo um James Dean paraibano,de topete,óculos escuros e cigarro no canto da boca.Um verdadeiro rebelde sem causa.valeu pai!!!!

Nenhum comentário:

(RE) CONSTRUÇÃO

Reconstruo meu mundo  Com novos rostos e nomes. Reformulo cenas Passadas e vividas Do que um dia vivi. Revezo...